Foto: https://revistaacrobata.com.br
ANGYE GAONA
( COLÔMBIA )
Angye Gaona nasceu em Bucaramanga, Colômbia, em maio de 1980.
Escreveu livros de poemas e foi professora de literatura e artes plásticas em escolas colombianas.
É licenciada em Espanhol e Letras pela Universidade Industrial de Santander.
Por seu ativismo em favor dos presos políticos colombianos, foi presa em seu país em 2011 e libertada após uma campanha internacional realizada por poetas, festivais de poesia ao redor do mundo e a organização PEN Internacional.
Seu livro Volatile Birth, de 2009, foi traduzido e publicado na Itália por Andrea Garbin e no Brasil por Jefferson Vasques em 2012. No mesmo ano, parte dessa obra foi traduzida para o francês por Pedro Vianna e publicada em dossiê especial pela revista francesa La Voix des outres. Ao sair da prisão, continuou seus estudos de literatura e desenvolveu propostas alternativas de poesia experimental. Ganhou um prêmio de escultura em Bucaramanga com o poema visual Reja, localizado no espaço público da Universidade Industrial de Santander.
Em 2018, foi nomeada Membro Honorário do PEN Club de Québec e convidada para o 34º Festival Internacional de Poesia de Trois-Rivières. Ela também participou do Primeiro Festival de Mulheres Poetas na China, província de Guangdong, cidade de Sihui.
|
NÓS DA POESIA. – volume 8 – Brenda Marques Pena, org. São Paulo, SP: All Print Editora, 2022. 119 p. ISBN 978-65-5822-152-4
*
VEJA mais POESIA VISUAL em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html
Página publicada em junho de 2023
|